sábado, 4 de janeiro de 2014

O Projeto

O projeto de pesquisa "Determinantes da Equidade no Ensino Superior: Uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas" faz parte do esforço para avaliar o programa de ações afirmativas implantado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2004, que serviu de referência para a discussão para a política nacional de ações afirmativas pelo governo federal.

As universidades públicas brasileiras implantaram diversos programas de ações afirmativas na última década que mudaram o perfil dos alunos do ensino superior. A política de democratização do acesso ao ensino público superior ficou conhecida como política de cotas e estas demandaram um conjunto de instrumentos destinados a facilitar a permanência e a aprendizagem dos alunos. A implantação do acesso por via de cotas teve grande repercussão na opinião pública e gerou muitos debates na comunidade acadêmica, sobretudo, pelo receio de perda da qualidade do ensino, da pesquisa e da inovação, em uma instituição secularmente movida por critérios de mérito. Após a conclusão das primeiras turmas de ingressantes com cotistas é possível investigar se, de fato, havia fundamentos para as manifestações de receio da perda de qualidade da educação pública superior entre outras questões.

Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida a universidade é capaz de reduzir as desigualdades de desempenho entre cotistas e não-cotistas, avaliando a saída da Universidade, por meio do exame nacional de desempenho de estudante – o ENADE, na conclusão do curso. Procurará ainda explicar a variabilidade associando-a a fatores de contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário